segunda-feira, 14 de novembro de 2011

As Três Peneiras de Sócrates

Oi pessoal, mais um texto de reflexão que eu gosto muito.
Estou sempre buscando ser uma pessoa melhor, fazer o bem, ser positiva!
Sempre me falaram que é melhor ouvir do que que falar, Deus deu dois ouvidos e uma boca, para que possamos ouvir mais e falar menos, com tantas redes sociais e meios de comunicação que nos permite, falar sem pensar o que é muito perigoso, pois palavras podem machucar e pra nos ajudar achei esse texto ótimo, vamos peneirar o que falar?
As Três Peneiras de Sócrates
Certa vez, um homem chegou até Sócrates e disse:
-Escuta, tenho que contar-te algo importante a respeito de teu amigo!
-Espere um pouco, interrompeu o sábio, fizeste passar aquilo que me queres contar pelas três peneiras?
-Que três peneiras?
-Então, escuta bem! A primeira é a peneira da VERDADE. Estás convicto de que tudo o que queres dizer-me é verdade?
-Não exatamente, somente o ouvi dos outros.
-Mas, então, certamente o fizeste passar pela segunda peneira? Trata-se da peneira da BONDADE.
O homem ficou ruborizado e respondeu:
-Devo confessar que não.
-E pensaste na terceira peneira? Vendo se me seria útil o que queres falar-me a respeito do meu amigo? Seria esta a peneira da UTILIDADE.
-Útil? Na verdade, não.
-Vês? - disse-lhe o sábio - Se aquilo que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que guardes somente para si.

Que saia de nossas bocas apenas aquilo que for verdadeiro, bom e útil!
Um feriado abençoado e alegre para todos!

Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
Provérbios 4:24

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.